Página Inicial  »  Exercícios  »  Livros


LIVROS
 
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA
 
       O ato de ler permeia nossas vidas desde que começamos a "COMPREENDER" o meio que nos cerca. A constante contade de decodificar e interpretar cada detalhe do mundo ao nosso redor faz com que nos tornemos leitores e construtores do conhecimento, muitas vezes, sem percebermos.
       Muito do que aprendemos na escola, infeslizmente, não permanece em nossa memória, pois não exercitamos com frequênciqa. O HÁBITO da leitura e produção textual deve ser instigado constantemente por meio de situações que façam com que o indivíduo entenda que ler é algo importante e prazeroso. SABER ler e compreender o que os outros dizem é uma das características que nos tornam diferentes dos seres irracionais e é prática da leitura e escrita que nos proporcionam a capacidade de interpretação, criticidade e melhor fluência em nossa língua. Portanto, é adquirindo prazer pelo hábito de ler e escrever que percebemos que essa é a melhor forma de ampliar o vocabulário e desenvolver a construção de textos. Que possamos, então, ampliar os meios que favoreçam ainda mais o hábito de ler, compreender e elaborar bons textos. “O CONHECIMENTO do mundo precede o conhecimento da palavra, mas é pela escrita que se dá a ampliação do reconhecimento do que somos e do que se encontra ao nosso redor: é o uso da palavra ‘MUNDO’, de Paulo Freire, que nos torna COMPLETOS”.


 
  A MENINA DO VALE  

Com o objetivo de incentivar a leitura a ONG Aprendiz Sem Fronteiras tem como atividade complementar a leitura obrigatória do livro.

ARQUIVO PDF